Aromaterapia

florzinha A Aromaterapia e os Óleos Essenciais

A aromaterapia é o uso terapêutico dos óleos essenciais para promover o bem estar físico, mental e emocional. Os óleos essenciais contem componentes voláteis de flores, plantas, raízes, sementes, frutos, madeira e resinas.

Esta não é uma terapia nova. Desde tempos imemoriais que os óleos essenciais tem vindo a ser usados pelos seus efeitos benéficos no corpo e na mente. Os óleos essenciais possuem varias qualidades poderosas: acalmam, estimulam, relaxam, e contribuem também para eliminar o stress e as tensões da vida moderna. A inalação ou aplicação via cutânea permite contribuir para o equilíbrio harmonioso entre o corpo e a mente.

 

florzinha O que é um Óleo Essencial?

Apesar de a palavra óleo lembrar uma substancia pesada, graxa, os óleos essenciais não são gordurosos e são muito leves. São extratos altamente concentrados, 100% puros, voláteis, e evaporam-se com facilidade em contato com o ar.

O óleo essencial esta presente nas plantas em quantidades e localizações diferenciadas. É responsável pelas suas funções biológicas desde a proteção contra pragas até a polinização e acima de tudo é o responsável pelo aroma característico de cada planta. Carrega vitaminas, hormônios, antibióticos naturais, entre outros componentes importantes, que garantem suas propriedades terapêuticas. É a maior energia concentrada do reino vegetal.

bioessencia

florzinha Como os Óleos Essenciais atuam?

No plano Físico fortalecendo as defesas naturais do corpo físico agem como um estímulo para o equilíbrio das funções do corpo, restabelecendo as energias, provocando um bom funcionamento em todos os sistemas orgânicos, devido à complexa composição química, que confere aos óleos essenciais às propriedades estimulante, relaxante, anti-séptico, afrodisíaco, digestivo, cicatrizante, analgésico, diurético, imunoestimulante, entre muitas outras. As Massagens, banhos e compressas localizadas são algumas das formas de conseguir os efeitos desejados.

No plano Psicológico com uma atuação mais sutil, atua na mente, nas emoções, chegando a nas camadas mais profundas do inconsciente. Para entender um pouco mais é preciso reconhecer que, através do Sistema Olfativo, e o começo dele é o nariz, entram as moléculas aromáticas, que percorrem um caminho até o hipotálamo, uma região do cérebro que está ligada na regulagem de várias atividades importantes do corpo, incluindo o sistema endócrino, responsável pelo estimulo e inibição das funções orgânicas, como, por exemplo, o crescimento, ciclos reprodutivos, sexualidade e equilíbrio do metabolismo do corpo. Também compreende o sistema nervoso autônomo, onde esta a maior parte de nossas atividades inconscientes, responsáveis pela manutenção da vida como, por exemplo, a digestão, o ritmo cardíaco, a respiração, o controle da temperatura e também a fome, sede, memória e o olfato.

No plano Vibracional os óleos essenciais carregam em suas moléculas as vibrações energéticas de sua origem. As plantas da natureza possuem um campo energético que nos beneficiam.

Assim sendo, podemos dizer que o óleo essencial no tratamento de aromaterapia cuida do Ser humano como um todo, no seu plano físico, emocional e energético. Essa atuação regula as funções dos chacras fortalecendo o corpo astral e conseqüentemente desenvolvendo o equilíbrio geral.

 

PRODUTOS AROMATERAPIA

florzinha A Sinergia

A sinergia descreve o processo dos óleos essenciais a funcionar em conjunto terapeuticamente. É necessário conhecer as propriedades individuais de cada óleo essencial para saber o que misturar para obter melhor efeito

Uma simples mistura de dois óleos essenciais é agradável de usar. Três óleos essenciais poderão produzir uma fragrância bem equilibrada, que também funciona sinergeticamente, no corpo e mente. Essas combinações deverão ser agradáveis ao uso, já que levam as informações da propriedade física e emocional do óleo essencial.