Homeopatia

Baseando-se no princípio dos semelhantes, em 1796, o médico alemão Samuel Hahnemann criou a Homeopatia (tratamento através de substâncias que causam sintomas “semelhantes” aos da doença a ser tratada), apoiando-se na observação experimental de que toda substância capaz de provocar determinados sintomas numa pessoa sadia pode curar estes mesmos sintomas numa pessoa doente. Contrariamente ao que se pensa, a Homeopatia é um sistema científico definido, com uma metodologia de pesquisa própria, apoiada em dados da experimentação farmacológica dos medicamentos em indivíduos humanos (sadios), reproduzidos ao longo dos séculos. Cada medicamento homeopático experimentado em indivíduos humanos (sadios) provoca uma série de sintomas (mentais, gerais e físicos), que devem ser semelhantes aos sintomas do indivíduo doente, para que se consiga trazê-lo de volta ao estado de saúde. Em vista disso, torna-se indispensável o conhecimento dos sinais e sintomas objetivos e subjetivos do paciente, a fim de podermos encontrar o medicamento que mais se lhe assemelhe. É por isso que o médico homeopata se interessa por particularidades individuais, considerado estranho por quem não entenda o modelo homeopático.

Capacitação como Terapeuta Homeopata com base na portaria 397 de 09/10/2002 do Ministério do Trabalho e Emprego CBO – Cod. 3221-25.

florzinha A terapia com os Sais de Schussler

shussler-saltsA terapia com os sais de Shussler consiste em restabelecer o equilíbrio de sais minerais nas células do organismo através do fortalecimento dos mesmos em pequenas doses, afim de que possam ser absorvidos pelas células. Para Shussler, se a nutrição celular se mantém, a atividade celular é normal e não há doença.

As células do corpo necessitam alimentar-se de composto orgânicos complexos e de substancias inorgânicas ou sais minerais. A deficiência de um sal mineral impede que as células assimilem e utilizem os compostos orgânicos, pelo que se produz a doença. Através do fornecimento correto dos sais minerais pode restabelecer-se a nutrição e o metabolismo celular.

Portanto, os sais definem-se como elementos nutritivos essenciais para as células, por que atuam como agentes funcionais fisiológicos do organismo, isto é, exercem uma determinada influencia sobre determinadas funções orgânicas do corpo.

Trata-se de uma terapia celular, na qual o fornecimento dos sais desencadeia um estimulo que permite às células uma maior absorção dos sais inorgânicos presentes na alimentação. Os minerais que o organismo aproveita dos alimentos servem de substancias orgânicas e formam a base mineral para a constituição física e para os processos metabólicos.

Através dos sais de Shussler o objetivo é que cada uma das células aproveite os minerais ou as substancias orgânicas que se encontram no sangue.

 

florzinha Atendimentos

A Homeopatia nos permite avaliar o cliente como um ser integral, não pela doença que ele relata, mas, por quem realmente é. No meu método de atendimento pela Homeopatia levo em consideração a essência energética do ser, pela teoria do Yin e do Yang, para a avaliação da melhor potência a ser utilizada, e a reposição mineral a partir dos Sais de Schussler.